Ciclo de Faturamento Vivo: melhor dia para pagar ou cancelar o plano

As cobranças da Vivo têm um ciclo de faturamento, assim como acontece com outras operadoras. Tratando-se da Vivo, essas informações constam na parte superior da sua fatura.

Saber qual é o ciclo é importante para controlar gastos e pagamento, principalmente quando o cliente deseja cancelar o plano da vivo, pois, assim ele consegue ver qual é a melhor data de cancelamento.

Como funcionam os Ciclos de faturamento da Vivo?

Vamos analisar as datas de vencimento e seu ciclo de faturamento vivo controle correspondente, abaixo.

  1. Fatura que vence no dia 1: o ciclo de faturamento começa no dia 16 de cada mês e acaba no dia 15 do próximo mês.
  2. Fatura que vence no dia 6: o ciclo de faturamento começa no dia 21 de cada mês e acaba no dia 20 do próximo mês.
  3. Fatura que vence no dia 10: o ciclo de faturamento começa no dia 25 de cada mês e acaba no dia 24 do próximo mês.
  4. Fatura que vence no dia 17: o ciclo de faturamento começa no dia 02 de cada mês e acaba no dia 01 do próximo mês.
  5. Fatura que vence no dia 21: o ciclo de faturamento começa no dia 6 de cada mês e acaba no dia 05 do próximo mês.
  6. Fatura que vence no dia 26: o ciclo de faturamento começa no dia 11 de cada mês e acaba no dia 10 do próximo mês.

Veja também como negociar faturas em atraso através do Vivo em Dia .com.br.

Qual a melhor data de cancelamento de acordo com o ciclo de faturamento?

ciclo de faturamento da vivo

A Vivo informa que o dia ideal para cancelar um plano é no dia do fechamento da fatura, pois, dessa forma não virá cobranças de dias avulsos numa possível fatura no próximo mês.

Obs.: no plano controle Vivo, caso o cliente cancele pelo menos 1 dia depois do ciclo ter começado, a fatura vem com o valor cheio, ou seja, o total.

No momento em que você esteja lendo esse artigo, pode ser que tenha havido mudança quanto ao ciclo de cobrança, por isso é importante buscar pelas atualizações da Operadora Vivo.

Ciclo de Faturamento dos planos Pós-Pagos

homem fazendo o ciclo de faturamento
Imagem: Reprodução | Vivo

A regra não é válida para os planos pós-pagos da Vivo. Esses permitem ser cancelados em qualquer dia do mês, pois serão cobrados do usuário somente os dias em que foi utilizado o plano, que é a modalidade Pró Rata.

A diferença dos planos controles é: se o cliente fizer o cancelamento depois que o ciclo se inicia, a fatura virá com o valor total. Por isso é preciso prestar bem atenção para não tomar prejuízo.

Caso o usuário se sinta lesado de alguma forma quanto às cobranças, procure orientações e se for necessário, tente uma reclamação em órgãos de proteção ao consumidor, como o consumidor.gov.br, por exemplo. Não se esqueça de portar o número de protocolo da sua reclamação, pois ele será solicitado na hora de registrar a ocorrência, seja relacionada ao ciclo de cobrança ou qualquer outro tipo de divergência que abrange os direitos do consumidor.

Veja também: Vivo Regulariza Fácil.

Recomende este Post

7 comentários em “Ciclo de Faturamento Vivo: melhor dia para pagar ou cancelar o plano”

  1. Estou cansado de reclamar da minha fatura digital com vencimento em 15/09/2023, isto vem acontecendo todos os meses, quando é OBRIGAÇÃO DA VIVO ENVIAR A M/FATURA DIGITAL, POIS SOLCITADOS POR MIM.

  2. A vivo me cobrou o valor integral do meu plano vivo controle. Eles podem cobrar o valor integral da fatura mesmo depois de ter cancelado o plano ou teria que cobrar somente o período que usei ? Eu não me atentei e o atendente também não me informou que iria tomar prejuízo. Minha fatura iniciou dia 05/07/21 e fechava dia 06/08/21, porém, quando foi dia 21/07/21 cancelei meu plano. Agora entrou a conta no valor integral mesmo com o plano cancelado. Isso é certo? Ajudem-me!

    1. Pelo que você relatou parece ter algum equívoco. O Ideal é ligar na central de atendimento da Vivo e se informar do ocorrido.

  3. Angela Cristina

    Bom dia. Tenho um plano vivo controle e quero trocar por outro mais em conta e que caiba no meu orçamento. Quero saber qual o melhor dia. Se eu trocar antes do fechamento do mês vou pagar a mais?

    1. Olá. Não deve pagar mais por causa disso, mas, de qualquer forma, é aconselhável entrar em contato com a Operadora para confirmar, inclusive, sobre o melhor dia. Neste artigo estão os números para entrar em contato com todos os serviços da Vivo: operadorasbrasil.com.br/vivo/numero-da-vivo-para-falar-com-atendente/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *