Ciclo de Faturamento Vivo: melhor dia para pagar ou cancelar o plano

As cobranças da Vivo têm um ciclo de faturamento, assim como acontece com outras operadoras. Tratando-se da Vivo, essas informações constam na parte superior da sua fatura.

Saber qual é o ciclo é importante para controlar gastos e pagamento, principalmente quando o cliente deseja cancelar o plano, pois, assim ele consegue ver qual é a melhor data de cancelamento.

Como funcionam os Ciclos de faturamento da Vivo?

Vamos analisar as datas de vencimento e seu ciclo de faturamento correspondente, abaixo.

  1. Fatura que vence no dia 1: o ciclo de faturamento começa no dia 16 de cada mês e acaba no dia 15 do próximo mês.
  2. Fatura que vence no dia 6: o ciclo de faturamento começa no dia 21 de cada mês e acaba no dia 20 do próximo mês.
  3. Fatura que vence no dia 10: o ciclo de faturamento começa no dia 25 de cada mês e acaba no dia 24 do próximo mês.
  4. Fatura que vence no dia 17: o ciclo de faturamento começa no dia 02 de cada mês e acaba no dia 01 do próximo mês.
  5. Fatura que vence no dia 21: o ciclo de faturamento começa no dia 6 de cada mês e acaba no dia 5 do próximo mês.
  6. Fatura que vence no dia 26: o ciclo de faturamento começa no dia 11 de cada mês e acaba no dia 10 do próximo mês.

Qual a melhor data de cancelamento de acordo com o ciclo de faturamento?

ciclo de faturamento da vivo

A Vivo informa que o dia ideal para cancelar um plano é no dia do fechamento da fatura, pois, dessa forma não virá cobranças de dias avulsos numa possível fatura no próximo mês.

Obs.: no plano controle, caso o cliente cancele pelo menos 1 dia depois do ciclo ter começado, a fatura vem com o valor cheio, ou seja, o total.

No momento em que você esteja lendo esse artigo, pode ser que tenha havido mudança quanto ao ciclo de cobrança, por isso é importante buscar pelas atualizações da Operadora Vivo.

Ciclo de Faturamento dos planos Pós-Pagos

A regra não é válida para os planos pós-pagos da Vivo. Esses permitem ser cancelados em qualquer dia do mês, pois serão cobrados do usuário somente os dias em que foi utilizado o plano, que é a modalidade Pró Rata.

A diferença dos planos controles é: se o cliente fizer o cancelamento depois que o ciclo se inicia, a fatura virá com o valor total. Por isso é preciso prestar bem atenção para não tomar prejuízo.

Caso o usuário se sinta lesado de alguma forma quanto às cobranças, procure orientações e se for necessário, tente uma reclamação em órgãos de proteção ao consumidor, como o consumidor.gov.br, por exemplo. Não se esqueça de portar o número de protocolo da sua reclamação, pois ele será solicitado na hora de registrar a ocorrência, seja relacionada ao ciclo de cobrança ou qualquer outro tipo de divergência que abrange os direitos do consumidor.

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2 comentários em “Ciclo de Faturamento Vivo: melhor dia para pagar ou cancelar o plano”

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