Como fazer portabilidade para Vivo | 0800 106 2276

A portabilidade para a Vivo proporciona vários benefícios aos clientes que podem realizar tudo de maneira bem simplificada através do canal de atendimento da operadora e sem taxas adicionais pelo serviço de portabilidade.

Quando o cliente faz a portabilidade para a operadora Vivo, não há a necessidade de mudar de número telefônico, pois, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) criou uma lei que obriga as operadoras a garantir a portabilidade para clientes que que possuem os mesmos tipos de serviços e que esteja com suas linhas ativas com fundamentação no Art. 49, I do Anexo à Resolução nº 73/1998 da Anatel.

Esta resolução dá o direito e mais liberdade ao consumidor que pretende experimentar outros serviços de outras operadoras ou que procura por custos mais baixos de telefonia. Na maioria dos casos, o prazo para a portabilidade do número para a Vivo é de no máximo 3 dias.

Para esclarecer todas as dúvidas do consumidor sobre o processo de portabilidade, o OperadorasBrasil criou este conteúdo para te ajudar na migração da sua linha telefônica.

mulher ligando na loja da Vivo e pedindo a portabilidade
Imagem: Reprodução | Vivo

Afinal, o que é portabilidade?

Portabilidade é um direito cedido ao consumidor e criado pela Anatel que tem como objetivo conceder a migração do serviço de uma operadora para outra com a possibilidade de manter o mesmo número de telefone.

Desde quando a Anatel criou a resolução, quase 50 milhões de pessoas já solicitaram a portabilidade no Brasil. São mais de 500 mil solicitações de portabilidade por mês.

Ainda, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações, todas as operadoras de telefonia são obrigadas a fazer a portabilidade do número para outra empresa, além de manter a validade da linha.

A portabilidade serve também para aqueles que desejam trocar de plano de celular, mesmo que este plano seja da mesma operadora.

Como fazer a portabilidade para a Vivo e como funciona?

O consumidor que pretende fazer a portabilidade para a operadora Vivo, deve entrar em contato com a operadora para a qual deseja proceder com a portabilidade. Tal operadora solicitará os dados pessoais e o nome da operadora atual.

Uma vez que a nova operadora possui todos esses dados, ela procederá com a migração e habilitação do novo serviço. O cliente recebe um número de protocolo para acompanhar o pedido de portabilidade quando assim for necessário.

Caso os dados de cadastro do cliente forem divergentes, este precisará ir até uma loja da nova operadora pra atualizar e corrigir possíveis erros de dados.

A operadora Vivo disponibiliza vários canais e recursos para que o cliente possa solicitar a migração, sendo eles:

  • Atendimento por telefone;
  • SMS;
  • Através do site oficial;
  • Loja Presencial.

Portabilidade através de ligação para a Vivo

Para o usuário que deseja fazer a portabilidade através de uma ligação, pode ligar para o número 1058, 90015 ou ainda pelo 0800 106 2276.

Portabilidade através de SMS

Para quem prefira migrar através de SMS, basta enviar uma mensagem para o número 90015 com a palavra “PORTABILIDADE”, sem aspas.

Portabilidade através de uma loja presencial da Vivo

Para o consumidor mais conservador, há um meio mais descomplicado de fazer a migração que é indo até uma loja presencial da Vivo.

Portabilidade pela internet através do portal Vivo

site da Vivo para fazer portabilidade
Imagem: Reprodução | Vivo

A maneira mais fácil e rápida de pedir portabilidade é acessando o site da Vivo. Para isso, clique no menu “produtos e serviços”. Em seguida, clique no botão “saiba mais”, depois, é só seguir as orientações para solicitar a migração do número.

Quanto tempo para que a portabilidade Vivo seja concluída?

Quando o cliente pede a migração de uma outra operadora para a Vivo, o prazo médio é de até 3 dias úteis, porém, pode ocorrer em menos tempo.

A Vivo disponibilizará um número temporário para o consumidor usar durante o processo de portabilidade e dessa forma não ter prejuízos.

Quem opta por usar um novo chip deve realizar uma primeira ligação para concluir a ativação da linha.

O que é preciso para mudar de operadora?

Os requisitos para solicitar a portabilidade Vivo são:

  1. Não cancelar o número junto a antiga operadora antes de pedir a migração;
  2. Se for telefone móvel, só será possível fazer a portabilidade para outro móvel, por exemplo, não é possível migrar um número móvel para um fixo;
  3. O número precisa ter o mesmo DDD, por exemplo: se o prefixo regional for (011), é necessário manter (011);
  4. O CPF do consumidor precisa ser o mesmo;
  5. As informações dadas pelo consumidor precisam ser corretas, por exemplo, dados como o CPF e DDD não podem ser diferentes entre as operadoras.

Quanto custa para migrar de operadora?

O novo cliente Vivo paga apenas pelo chip no valor de R$ 20,00, caso adquira o plano Vivo pré.

Caso adquira os planos Vivo Controle ou Vivo Pós, o novo cliente não pagará nada.

Os novos planos possuem benefícios e descontos?

Consumidores que optam por fazer a portabilidade para a Vivo recebem benefícios de acordo com o cada plano escolhido, como por exemplo, bônus de internet para usarem durante 1 ano.

Em quais tipos de celulares a Vivo funciona?

A Vivo oferece 3 tipos de chips, sendo eles: nano, micro e o mini.

O chip nano é o mais utilizado atualmente, pois, é o modelo que serve para os aparelhos de última geração. O micro e mini chip são chips maiores que se adequam aos modelos mais antigos. Então, respondendo a pergunta, a Vivo funciona em qualquer tipo de celular.

A Vivo possui cobertura 4G em mais de 97% do Brasil e está avançando cada vez mais com a cobertura 5G, sendo assim, é importante o consumidor verificar se a Operadora possui cobertura no local aonde mora antes de pedir a portabilidade.

No site da Vivo é possível consultar um mapa de cobertura da operadora. Para isso, o cliente só precisa preencher o campo com a sua localização e assim saberá na hora se a operadora abrange a sua cidade e qual a rede, sendo 4G, 4,5G ou 5G.

Paga multa ao fazer portabilidade

Na maioria das vezes, a operadora não impõe nenhuma multa para fazer a portabilidade, porém, é importante conferir as cláusulas do contrato com a operadora de telefonia anterior para ver se não há nenhuma restrição quanto ao prazo de fidelidade previsto no contrato.

Na maioria dos contratos, a fidelidade à operadora é de um ano. Já, para desistir da portabilidade, o cliente tem até dois dias para cancelar o pedido.

Links úteis: portabilidade online Vivo, portabilidade segundo a Anatel, informativo da Anatel sobre portabilidade.

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