Qual a operadora com internet mais rápida? Claro, Vivo, Tim, OI ou Nextel?

Muita gente quer saber qual a operadora mais rápida do Brasil para usar no seu smartphone. Se você é um desses, fique de olho neste artigo até o final que com certeza a resposta vai te surpreender! Lembrando que, vamos falar da velocidade da internet no celular.

As pessoas tem o interesse em comprar e usar o plano de uma operadora, cuja internet funciona mais rápido, mas, nem sempre a velocidade define a qualidade; e vamos explicar melhor sobre isso.

Operadora com internet mais veloz segundo a Ookla

internet mais rápida do Brasil

Esclarecemos que, não vamos testar a velocidade ao vivo porque: não adianta nada fazer um teste aqui, pois, seria impreciso, já que a velocidade varia de acordo com cada cidade e estado em que o usuário mora.

Então, para isso, vamos usar como referência a informação da Ookla que é a mantenedora do principal site de teste de velocidade, o speedtest.net. É o mesmo medidor que usamos aqui no Operadoras Brasil. Com certeza você já fez um teste usando este velocímetro.

A Ookla diz o seguinte sobre o ranking de velocidade das operadoras de banda larga móvel:

  • 5° lugar está a Nextel com uma média de velocidade de 8.62 megabits por segundo;
  • 4º lugar a oi com 14,02 megabits por segundo;
  • 3° lugar para a Tim com 15,09 megabits por segundo;
  • 2° lugar é da Vivo com 21.55 megabits por segundo;
  • 1° lugar está a Claro com 31,77 megabit por segundo.

Como você pode ver, nesse ranking é a Claro que tem a melhor velocidade média dentre todas as operadoras móveis do Brasil.

Veja também: o que fazer quando a internet da vivo cair.

Observação: diante deste ranking, precisamos analisar alguns pontos.

Primeiro: a velocidade pode variar de um lugar para outro? Óbvio que sim! Esta é uma média e não uma velocidade fixa, determinada e única. Por exemplo, aí onde você mora, a internet da Claro pode alcançar uma velocidade bem maior ou bem menor do que 31,77, vai depender do local, mas no teste da Ookla, a principal operadora é ela.

Segundo: outra coisa que é muito importante falar aqui que talvez você não saiba é que a partir de 20 megas de velocidade é muito difícil perceber a diferença entre 20, 30, 40 ou 50 megabits, a não ser que você vai fazer o download de um jogo onde o arquivo é muito grande. Daí, quanto maior a sua velocidade, menor o tempo gasto para baixar o arquivo, porém, se você está usando para ver vídeo no Youtube, Netflix, navegar no Facebook, Whatsapp, Twitter e Instagram, apenas com 20 megas você já faz tudo sem muita dor de cabeça. Talvez até com menos, como por exemplo, 10 megas bem estáveis, você consiga usar a internet tranquilamente.

Perceba que a diferença entre 20 megas e 80 megas é meramente do tempo que você vai levar para baixar um arquivo aí no seu computador ou no seu celular. Na navegação em si, você vai notar pouca diferença, pois, é tão rápido que não percebemos no dia a dia.

Terceiro: é extremamente importante saber que não é só velocidade da internet que importa. A velocidade pode estar altíssima, mas existe uma coisa chamada ping (latência), já ouviu falar?

O ping precisa ser muito pequeno, é coisa de milissegundos. Quanto maior esse ping, maior o tempo de resposta, ou seja, mais demorado será para uma página abrir ou para o comando que você faz no seu celular efetivamente acontecer lá na tela.

O ping é um grande inimigo de quem joga online, ele precisa ser baixo. Sendo assim, não adianta nada ter uma internet boa se o ping for ruim.

E como saber qual o ping?

Você pode fazer o speedteste aqui para ver qual é o seu ping e qual a velocidade. Como o objetivo do teste é medir a velocidade da sua internet móvel, lembre-se de desativar o wi-fi no seu celular.

Entenda que, geralmente, o ping do smartphone é maior do que a velocidade.

Se o seu ping for mais de 100 ou 150 milissegundos, comece a ficar preocupado, porque aí você vai ter problema de navegação, vai ficar lento. Um dos problemas possíveis quando o Ping está muito alto e que o sinal pode estar chegando muito ruim, por isso, a velocidade pode estar alta, mas a experiência de navegação será ruim.

Além do ping, você verá também a velocidade de upload que geralmente é mais baixa.

DNS pode causar problema na conexão

Outra dica que eu te dou é sobre o dns.

O dns é responsável por transformar o nome do site que você digita no nome verdadeiro que, na verdade são vários números, por exemplo: suponhamos que você queira acessar o site do uol. Existe um nome mascarado que é www.uol.com.br, daí você digita esse nome e ele vai acessar o verdadeiro site do uol que são vários números.

Quem faz essa comunicação entre o nome do site para o verdadeiro nome de domínio, que são vários números, é o dns. Se esse DNS tiver uma resolução ruim, se ele for lento, se tiver algum problema, enfim, você vai também vai ter dificuldades na navegação.

Você pode configurar o DNS do seu smartphone por outro de sua preferência. Geralmente, usa-se o dns 1.1.1.1 (cloudfare) ou o DNS do google que é 8.8.8.8.

Se você quiser saber como mudar o dns do seu celular, comente abaixo.

Fatores que interferem na velocidade

Espero que você tenha entendido que não adianta nada fazer um teste de velocidade aqui, porque ela varia de lugar para lugar, de região para região, de antena para antena e muito mais do que a velocidade, você precisa ter um ping baixo e ter certeza que o dns tá respondendo legal.

Se você tem problema de velocidade baixa, aí você precisa se preocupar em trocar de operadora, mas, se sua velocidade é boa e mesmo assim a sua navegação está ruim, você pode ter certeza que pode ser problema de ping ou de DNS.

E como faz para resolver?

Teste outros lugares. Saia do seu bairro, vá para outra cidade, mas se mesmo assim o problema persistir pode ser problema no seu smartphone ou pode ser problema na operadora na sua localidade. Daí a sugestão é ter cuidado ao trocar de operadora para não se arrepender.

Mais conteúdo: como contratar controle Tim.

Recomende este Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *