Medidor de Velocidade de Internet

Teste a velocidade da sua internet com o Medidor do Operadoras Brasil, o melhor e mais confiável Speed Test!

Clique em “Inciar” para fazer o teste da sua conexão:

Compartilhe nas Redes Sociais

O Medidor de Velocidade Operadoras Brasil é confiável?

Sim! Nosso medidor de velocidade de internet possui uma das melhores tecnologias de Speed Test do mundo. Usamos todos os recursos de última geração e respeitamos todos os padrões de qualidade, usabilidade e privacidade. O teste é licenciado pela Ookla, conhecida pela sua precisão nos resultados apresentados.

Como medir a velocidade da Internet corretamente?

Para obter o melhor resultado com o Speed Test, nós do Operadoras Brasil recomendamos realizar algumas etapas importantes antes de verificar a velocidade da internet:

  • Feche todas as abas do navegador que estão abertas;
  • Feche todos os programas abertos no PC ou aplicativos do seu celular que estão consumindo dados;
  • Interrompa qualquer download em andamento no computador ou celular;
  • Desconecte todos os outros dispositivos que estejam usando seu WI-FI, por exemplo, TVs, vídeo games, tablets, smartphones e notebooks;
  • Testes feitos por conexão a cabo são mais precisos do que usando WI-FI

Entenda os resultados do teste de velocidade

O teste de velocidade apresentam resultados que tornam possível analisar com precisão a qualidade da sua internet contratada.

Cada resultado tem o seu significado e particularidade, entenda cada um:

Velocidade de download

A velocidade de download o é resultado mais importante na hora de medir a conexão da internet. Explicando de maneira simples: é a rapidez que o download está sendo feito para o seu computador ou celular. Praticamente, tudo que você acessa pela internet está baixando dados do seu servidor, por exemplo:

  • Quando baixa um aplicativo;
  • Quando baixa um programa de PC;
  • Quando acessa um site ou app;
  • Quando assiste um vídeo no Youtube ou streaming de vídeo;

Concluindo, tudo implica em download.

Velocidade de Upload

Upload é quando você “sobe” qualquer arquivo através da internet. Ao contrário do download, ao invés de baixar, você está enviando. Veja exemplos:

  • Anexar um arquivo para enviar por e-mail;
  • Enviar uma foto do seu celular através do whatsapp;
  • Postar uma foto no Facebook ou Instagram.
  • Enviar um vídeo para seu canal do youtube

A maioria dos planos de internet oferecem uma velocidade de upload menor que de download. Isso é normal, pois, no dia a dia usamos muito mais download do que upload.

Latência ou Ping

Quando medimos a conexão usamos um servidor de teste. Neste caso, o ping mede a velocidade que os dados vão e voltam entre o computado e o servidor de teste. No geral, quanto menor for o resultado do ping (latência), melhor é a conexão.

Taxa de bits baixados

Mede o quanto de dados a sua conexão é capaz de receber por segundo. Quanto maior for a taxa de bits (dados) recebidos por segundo, melhor será a conexão com a internet.

Taxa de bits carregados

Ao contrário dos bits baixados, os bits carregados significa a quantidade de dados enviados por segundo através da sua conexão.

Jitter

É uma variação feita em milissegundos no atraso entre os pacotes de dados em uma rede de internet.

Operador ou provedor de Internet

O Medidor de velocidade de conexão do Operadoras Brasil constata automaticamente qual é a sua operadora ou provedor de internet. Perceba que esse resultado aparece do lado esquerdo do painel de teste.

Esse velocímetro medidor de internet funciona para qualquer operadora?

Sim! Você pode usar o medidor para testar a internet de qualquer provedor ou operadora, incluindo: Oi, Vivo, Copel, Algar, Claro, RJnet, GVT, TIM, Velox, etc.

Dados pessoais e privacidade

Para medir o sinal da internet, são coletados alguns dados como localização física, endereço IP, tipo de dispositivo (computador, celular, tv, etc). Todos os dados coletados são de acordo com a lei aplicável. Para detalhamento completo você pode acessar as políticas da Ookla, a desenvolvedora do Speed Test.