Sistema Android e sua breve História

Muitos utilizadores são verdadeiros fãs do Sistema Android da Google e não é por acaso que este é o sistema de dispositivos móveis que mais cresce de ano para ano.

Mas sabe como surgiu o sistema Android? Quem foi que o criou? Quando foi parar nas mãos da Google e como se tornou no que é hoje? Grande parte dos que o defendem com “unhas e dentes” com certeza não fazem ideia de muitos e importantes detalhes.

Mas deixemos esta informação muito interessante, de forma ilustrada e lúdica para quem curte usufruir deste versátil sistema.

História do Sistema Android

Esperamos que os fãs do Sistema Operacional Android curtam esta infografia criada por nós do Guia do Android.

É certo que algumas curiosidades não foram abordadas no infográfico, muito por conta de espaço e tamanho (não tem como colocar todas as informações, rsrsrs). Mas não vamos deixar de abordar algumas ainda nesse texto.

mulher olhando o boneco Android

Logo do Sistema Android

A famosa Logo do simpático bonequinho verde do Sistema Android da Google, foi desenvolvida pela Designer Gráfica Irina Blok em 2007. Posteriormente, também foi responsável pela criação de inúmeros logos de grandes marcas como a HP, Visa, FedEx, Yahoo e a própria Google.

Ela e sua equipe decidiram que a logo, assim como o software, precisava ser de direitos livres, ou seja, poderia ser customizada por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo.

Essa sábia decisão fez com que surgissem milhares de versões do amado bonequinho, fazendo com que ele caísse de vez no gosto do grande público.

Nomes das Primeiras versões do Sistema Operacional

Não é completamente verdade dizer que as primeiras versões do sistema android não tinham nomes, até por que em certo momento elas foram batizadas de Versão Alfa e Versão Beta por seus desenvolvedores.

Ainda sim, a Versão Alfa ganhou apelidinhos internos de “Astro Boy” e “Bender”, coisa normal de se ver no mundo corporativo. Afinal, toda criação merece ter um bom nome. Já a Versão Beta ficou por isso mesmo, apesar de que foi através do lançamento desta versão que o dia 5 de novembro foi “consagrado” o dia do Aniversário do Sistema Android.

A versão Android 1.1 também ganhou apelido interno de “Petit four”, mas parece que a corporação não teve muito interesse em levar a frente esse nome.

Alguns dos primeiros dispositivos a receberem o Sistema Android

Tão importante quanto o próprio sistema que é a nossa estrela máxima, é saber aonde ele vai rodar e qual a máquina que estará dando suporte de existência a ele.

O que eu quero dizer é que, todo o lançamento de uma nova versão para o mercado, vem cercado de expectativa em saber qual o dispositivo que será instalado.

Por exemplo, a versão Android 1.0, foi a primeira versão comercial do software que foi lançada em 2008 no dispositivo smartphone HTC Dream. A partir daí e com o sucesso estrondoso, as novas versões foram sendo incorporadas aos lançamentos de cada um dos fabricantes de dispositivos mobile.

Legal dizer é que a própria Google tem o seu projeto de smartphone no qual também lança as suas mais recentes novidades através do projeto Google Nexus.

Mas por que nome de doces?

A partir da versão do sistema android 1.5, que recebeu o nome de Cupcake, todas as versões posteriores possuem nomes de doces em ordem alfabética.

Mas qual a verdadeira razão para dar nome de doce para toda nova versão do sistema android? Uma coisa é certa, a jogada de marketing foi inegavelmente vitoriosa, tanto que já estamos na versão Android 8.0 Oreo e ainda se tem alfabeto para gastar.

Lembrando que o projeto foi iniciado no Android 1.5 Cupcake, portanto letra “C”, teríamos após se ter alcançado a última letra do alfabeto, a possibilidade de usar as letras “A” e “B”. Mas aí deixemos para os profissionais do Marketing resolverem isso.

Traduzindo o nome das Versões do Sistema Android

Chega a ser engraçado de tão saboroso, rsrsr… Fica claro que a escolha está baseada na preferência mundial dos doces que tem o nome iniciando com a letra da vez.

Óbvio que os nomes são escolhidos na ordem alfabética da língua inglesa, mas o que pretendemos fazer aqui é traduzir para o Português para ter o melhor entendimento do que falamos.

Android 1.5 Cupcake

O Cupcake dispensa tradução, o bolinho é item indispensável em festas infantis em todo o mundo. A versão de chocolate é a mais conhecida, ma, com tanto sucesso já se encontra por aí versões em outros sabores.

Android 1.6 Donut

Esse também é um ítem de festa infantil bastante apreciado que dispensa tradução. Essa rosquinha doce ficou famosa aqui no Brasil através dos filmes policiais que sempre retratam a verdadeira paixão dos policiais americanos por essa iguaria açucarada.

Android 2.0 Eclair

O Eclair é uma das 5 sobremesas de origem francesa mais famosas no mundo e que no Brasil é muito conhecida como Bomba de Chocolate. Esse nome sugestivo em português se dá pelo fato do recheio praticamente explodir na boca na primeira mordida.

Muita astúcia para mexer assim com o imaginário do público, não acham!

Android 2.2 Froyo

A versão Froyo ou “Frozen Yogurt“, ganha a tradução da delícia que é Iogurte Congelado. Essa sobremesa gelada similar ao sorvete faz um verdadeiro sucesso em terras brasileiras.

Android 2.3 Gingerbread

Essa tradução pode criar polêmicas uma vez que Gingerbread seria Pão de Gengibre, mas a figura se refere ao Gingerbread man.  Esse biscoito, que é feito da base do Pão de Gengibre em formato humano, é muito famoso nos EUA e Reino Unido nas festas de Natal, Páscoa e Halloween.

Android 3.0 Honeycomb

A versão chamada Honeycomb ou Favo de mel, veio para adoçar de vez a vida do usuário do sistema android.

Android 4.0.1 Ice Cream Sandwich

Ice Cream Sandwich ou Sanduíche de Sorvete, é uma sobremesa gelada que consiste em ter o sorvete prensado entre dois wafers ou biscoitos. Daí é só deixar livre a imaginação para ver as possibilidades que podem ser agregadas.

Android 4.1 Jelly Bean

Jelly Bean, que na tradução poderia se dizer Feijão de Geléia, fica mais fácil de entender se chamar pela nossa querida Jujuba, tão apreciada nas cantinas dos diversos colégios de Primário e Ginasial.

Android 4.4 Kit Kat

Esse mundialmente famoso chocolate dispensa apresentações. O nome Kit Kat é tão difundido que é só pronunciar em qualquer parte do mundo para se entender do que está sendo falado. Enfim, uma delícia.

Android 5.0 Lollipop

O Lollipop ou melhor dizendo, Pirulito, é a primeira paixão de guloseima de toda a infância. É aquele tipo de doce que encanta pequenos e adultos sem distinção.

Android 6.0 Marshmallow

Marshmallow ou Machimelo. Esse confeito de consistência esponjosa sempre está na lista de doces mais desejados.

Android 7.0 Nougat

Nougat é o mesmo que Torrone, é originalmente uma sobremesa de natal da Espanha. Mas este doce é facilmente encontrado nas banquinhas e casas de doces aqui no Brasil.

Android 8.0 Oreo

Essa sim é uma escolha interessante. Oreo é um biscoito recheado da empresa Nabisco que é produzido desde 1912, e foi o escolhido para ser o representante dessa versão do sistema Android. 

Não ficam dúvidas que os doces escolhidos são queridinhos e agradam uma grande parcela da população. Você pode até não concordar com algumas escolhas, mas lembre-se de que a lista de possibilidades ainda não está fechada e talvez o seu preferido também possa ser escolhido.

Espero que tenha gostado do artigo do Portal do Android. Deixe o seu comentário abaixo.

Recomende este Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.