Polícia de Londres critica Apple por fail na prevenção de roubos de iPhones, enquanto explodem notificações de dispositivos furtados.
A Polícia Metropolitana de Londres está em alerta. A crescente onda de roubos de iPhones na capital britânica acendeu um sinal vermelho, e as autoridades estão apontando o dedo para a Apple. Em meio a 80.000 smartphones roubados no último ano, a gigante da tecnologia é acusada de não utilizar as ferramentas disponíveis para combater esse fenômeno.
Falta de Ação da Apple
Segundo informações do The Telegraph, a Apple possui acesso ao National Mobile Phone Register (NMPR) — um banco de dados destinado a bloquear aparelhos furtados, mas aparentemente não o está utilizando de forma eficaz. Embora a empresa verifique regularmente o status dos dispositivos, a prevenção de vendas de iPhones roubados não está nos planos.
O Que Está Acontecendo?
- 80.000 smartphones foram roubados em Londres no último ano.
- A Apple é acusada de não bloquear dispositivos no NMPR.
- A Polícia não informa quantos iPhones estão entre os dispositivos roubados.
Resposta da Apple: Novas Medidas?
Em um comunicado, a Apple ressaltou que já implementou a Proteção de Dispositivo Roubado, mas sugere que as autoridades se concentrem em um “policiamento tradicional” para mitigar esses casos. No entanto, a empresa deixou em aberto a possibilidade de utilizar o NMPR com mais frequência.
Bloqueio do IMEI em Consideração
- A Apple está considerando bloquear o IMEI de dispositivos registrados como roubados.
- Essa medida poderia prevenir o uso indevido de dispositivos em redes móveis.
- Contudo, a empresa alerta sobre o risco de abusos neste processo.
A Crítica das Operadoras
Além das forças de segurança, as operadoras locais também manifestaram críticas à Apple por sua resistência em “brickar” celulares roubados. Enquanto isso, um iPhone em particular já ajudou a polícia a desmantelar uma quadrilha de roubos na cidade.
Expectativas para 2025 e 2026
Com a pressão em aumento, aguardamos para ver se a Apple tomará medidas mais decisivas para combater os roubos de iPhones. O que será o próximo passo da empresa para garantir a segurança dos seus usuários?






